Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A INTENSA busca pela compreensão da vivência HUMANA em sociedade.

Refletindo sobre tudo que vem sendo postado nesta confraria de pessoas do BEM, admirado com tamanha RIQUEZA dos textos e comprometido com a proposta de construir uma lógica para a “VISÃO FILOSÓFICA” e para “IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA”, segue abaixo algumas considerações.
A VIVÊNCIA em sociedade torna-se cada vez mais laboriosa e complexa. As questões sociais se apresentam em dinâmica abrupta com toda a força da COMPLETUDE moderna. Tudo e todos na velocidade do IMEDIATO e do urgente. As respostas já estão prontas em Senso Comum, e de forma SIMPLISTA, soluções convenientes apenas para poucos são implantadas à revelia da maioria, tendo sempre como alicerce a VERDADE RELATIVA apresentada e postulada por quem DOMINA. A Passividade da massa AMORFA é mantida com tremenda maestria. Família, Escola e Igreja cumprindo de forma equivocada e/ou de forma deliberada papel bem distante das suas verdadeiras “Funções MANIFESTAS”. Governo, Economia e Mídia dividem o mando hegemônico e homogêneo de toda uma Nação. Milhões de consciências envolvidas em sono profundo. O futuro, “BRASIL um país do futuro”, parece nunca chegar. ESPERANÇA, sempre renovada de quatro em quatro anos a base de ilusões e PROMESSAS messiânicas.
O cenário acima reproduz uma conjuntura secularizada que historicamente foi sedimenta através de herança cultural ELITISTA, de forma ávida e hábil na manutenção de um “Status Quo” explorador e concentrador. Este “modo operante” estruturou-se e institucionalizou-se de maneira tão eficiente que à olho desavisado, sem Senso Crítico refinado, a subjetividade destas “Funções LATENTES” passa totalmente despercebidas ao Cidadão comum. O lado oculto e a entre linha literalmente parecem não existirem.
A construção de uma consciência COLETIVA crítica e reivindicadora é fundamental. Mostrar a amplitude das relações constituídas neste MOSAICO sociológico é questão primeira. Gerar uma noção sólida de CIDADANIA é imprescindível. Estabelecer compromissos com ações de controle social em prol da salva guarda dos DIREITOS é princípio. Estimular ações AFIRMATIVAS direcionadas aos pontos mais estrangulados do convívio social. Tudo na direção de um novo “Paradigma Nacional”.
Para isto a MUDANÇA é peça fundamental, mudança de concepção, mudança ufanista pelo e para um BRASIL efetivamente brasileiro, distante do país VENAL que nos persegue. Postura coletiva, zelo público, geração de oportunidades e comprometimento com os FILHOS carentes de José e de Maria.
A Quem cabe fazer e assumir toda esta hercúlea MISSÃO? Ao Homem que pensa e que age criticamente na direção do BEM ESTAR. Homem que descobre o lado grandioso desta maneira solidária e comprometida de agir. Homem inteligente que nesta AÇÃO vê um ganho muito MAIOR e mais duradouro, pois esta vivência estimulará o RESPEITO e DIGNIDADE de todos.
VISÃO FILOSÓFICA E IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Saúde e Paz,
Ido Ader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário