Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

HOMEM, o animal mais parecido com GENTE.

As dúvidas e os questionamentos fazem parte do pensamento filosófico, e sendo assim, vamos a mais uma tentativa de reflexão.


O que é a VIDA do ponto de vista filosófico? Esta é uma das mais complexas perguntas feitas por quem descobre a Filosofia, e através Dela, quer avançar um pouco mais no admirável mundo ao nosso redor.

Bem, como venho respondendo a mim mesmo esta pergunta? Vida é paz, AMOR, COMPREENSÃO, tolerância e FELICIDADE. Quando procuro tomar consciência desta resposta imposta a mim mesmo, percebo que sob este ponto de vista, todo “SANTO” dia é um novo dia de nascimento FILOSÓFICO e justamente por isto, este compromisso se torna tão complexo e tão difícil de ser assumido e aceito por muitos de nós.

O nascimento filosófico pede uma disciplina “HUMANA”, inteligente e capaz de potencializar este diferencial que “deveria nos distinguir” dos demais Seres Vivos. Chamamos este diferencial de “RAZÃO”. Somos somente e potencialmente humanos, porém associamos nossa característica bípede ao fato já consumado. Prepotência vã, arrogância ignorante e inconsciência alienada. Quando nos deparamos com fatos e crimes hediondos, não nos deparamos com crimes entre Homens e sim entre um “estado animal” de seres vivos (homo nímios) provocado por inúmeros motivos, sendo a maioria deles causados por outros bípedes que se julgando Homens exploram, violentam e destroem outros. O lado mais cruel é que as vítimas são às vezes pessoas inocentes que o acaso escolheu (Lei da Selva, triste ironia).

Justamente por estes motivos, em sala celebro o dia simbólico do nascimento filosófico como o DIA mais importante das nossas VIDAS, onde TODOS por LIVRE E CONSCIENTE vontade devem confessar que até então eram apenas fisiologicamente vivos. Ato singular e individual de RUPTURA. Possuíam sim consciência, mas apenas a consciência efêmera do imediato, do ordinário e do concomitante, onde lembranças e experiências fizeram e fazem parte do aprendizado da VIDA, porém ainda em uma DIMENSÃO bem menor do que poderiam ter feito.

Sendo assim, Prezado e Irmão HERMES vamos todos juntos vivermos e sermos felizes com AUTO-CONSCIÊNCIA, pois em nada da VIDA há algo que nos leve à pensar e acreditar que são opções e contextos que se excluem, e sim contextos que se complementam. O HOMEM NASCE PURO; VIDA É FELICIDADE, E FELICIDADE É PLENA, QUANDO CHEIA DE VIDA.



Saúde e Paz,



Ido Ader

Ps. ficou SHOW o novo Layout

Um comentário:

  1. O texto mostra que por sermos animais racionais temos a plena consciência das nossas escolhas e do que chamamos de felicidade. Se o ser humano é feliz, ele consegue viver em paz com a sua consciência e com o próximo.No meu ponto de vista a natureza humana seria muito mais varolizada se aprendéssemos a respeitar o direto do nosso semelhante e cumprissímos com nossas obrigações como cidadão.

    ResponderExcluir