Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

La porta stretta

não sou sábio pois não detenho a sabedoria, mas me interesso muito por sua amizade. E por ser amigo da sabedoria, proponho o risco de ser chamado de filósofo. Sei que para isso preciso exercer o PENSAR. Pensar qualquer coisa, sobre todas as coisas. Quando penso percebo que essa atividade é gerada de dentro pra fora, numa suposta conversa do meu EU com o EU MESMO. o EU pergunta e o EU MESMO responde arbitrando. Desperto assim a RAZÃO que está dentro de mim, ferramenta básica para o filósofo. Posso dizer que a razão é uma PORTA ESTREITA de tantas outras portas que possuimos nos cômodos do nosso INTERIOR. Sendo estreita, aquilo que passa adequadamente (respeitando as dimensões da porta) torna-se reflexivo, lógico e racional. Nesse semestre quero fugir das portas largas que me levem ao não pensar, ao mecânico, ao técnico, ao passivo, primitivo, permissivo, repetitivo....

"Passava insegnando per città e villaggi, mentre era cammino verso Gerusalemme. Un tale gli chiese: Segnore, sono pochi quelli che si salvano? Disse loro: Sforzatevi di entrare per la porta stretta, perchè molti, io vi dico, cercheranno di entrare, ma non ci riusciranno."
Luca 13: 22-24
"Entrate per la porta stretta, perchè larga é la porta e spaziosa la via che conduce alla perdizione, e molti sono quelli che vi entrano."
Matteo 7:13

Na esperança viva do exercício filosófico
Barba Ruiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário