Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Acordaaaa!!!!! Se todos ganham Eu também ganho. Deixa de Mané e pense coletivo

Em atendimento a Primeira Temática que as Moscas da Padaria elegeram segue alguns comentários frutos do filtro e da crítica que o humilde escriba vem utilizando ao longo dos últimos anos:


POLÍTICA enquanto conceito do meu imaginário crítico é a defesa de interesses(...) Dentro desta compreensão, todos os que de uma forma ou outra vivem nos agrupamentos humanos são necessariamente políticos, pois a VIDA sempre foi, é e sempre será defesa de interesses. Porém esta simples noção de direito e dever passa despercebida. São vários os motivos, Ignorância, alienação, apatia, omissão, conveniência, consciência maquiavélica, etc.(...), a AÇÃO política encontra-se comprometida. Sendo assim, e necessariamente quando trabalho em SALA, meu primeiro e maior objetivo é mostrar que querendo ou não todos nós somos políticos, e para a realidade ou cotidiano, devemos desempenhar papeis de comprometimento e assim assumir o bônus ou ônus da nossa ação ou omissão.

Logo após esta pequena conceituação, trabalho o seguinte raciocínio: Que interesse defender? A abordagem da Defesa do Interesse Coletivo é a Tese problematizada. Com Questões de fomento da CONSCIÊNCIA, uma série de exemplos do corriqueiro cotidiano são levantados (...) relações entre casais, relações patronais, relações sociais secundárias, relações de exercício profissional etc., e em todas estas situações, procuramos avaliar o que de efetivo se constitui no perde X ganha, ou no ganha X ganha.

Naturalmente, aparecem mesmo ainda muito timidamente, os primeiros sinais em “Prol do Coletivo”. Logicamente, que a enorme HERANÇA Sócio-cultural do etnocentrismo, egoísmo, individualismo e da competitividade moderna selvagem mantém a dúvida. Neste trabalho “APARTIDÁRIO” a abstração deve seguir do “particular para o universal”, “do ponto para o absoluto” e assim perceber que a compreensão do “EU” e do “ELE”, passa necessariamente pelo o “NÓS TODOS”. A Sala de Aula apartidária deve então ser ambiente primordial de Ação Política, como bem lembra Nosso Amigo Irmão Confrário SABUGOSA, de que servem tantos estereótipos, tantas tipologias se a compreensão coletiva permanece tão enviesada?

VIDA X POLÍTICA X HERANÇA X CONSCIÊNCIA X AÇÃO X EU X NÓS TODOS X SONHO X UTOPIA X HUMANISMO

Saúde e Paz,

Ido Ader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário