Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

De boca fechada muitos são poetas...

Várias são as barbaridades professadas pela fala e pela falta de reflexão. Parlamentares e outros formadores de opinião deveriam pensar no poder de suas palavras, na força das opiniões. Pois bem, o Governador da oligarquia Sobralense em um momento de extrema falta de lucidez. proferiu o impropério sobre a trabalho docente: "Professores não devem trabalhar pelos salários, pelo contrário, devem trabalhar por gosto, afinal, se desejam ganhar dinheiro devem correr para a iniciativa privada."
Após esse pronunciamento é possível observar a extrema prioridade dada à educaçãoem nosso Estado. Hoje os vencimentos básicos para um professor de regime integral não chegam a R$ 1400,00, caso seja este um Doutor ou especialista ou simplesmente graduado, as diferenças são mínimas, o plano de ascenção salarial é meramente pró-forma. Refletindo à luz do pensamento de Rubem Alves, fico me perguntando sobre aonde fica a alegria de ensinar, pelo contrário, tenho que concordar com o mestre Rubem, "a escola adoece as crianças" e ampliando essa análise, fito-me no meu devaneio: A escola está doente porque está sendo pensada pelos parlamentares, povo medíocre que por gosto e vocação, praticam o deserviço público, legislam em causa própria e por conta de suas conta$.
Não há saída enquanto não houver prioridade em relação à educação, e respondendo ao Governador, se o que atraísse os professores para o magistério fosse o holerite, já não haveriam mais escolas funcionando nesse país, pelo contrário, apesar de nossa profissão não ser missionária e fruto exclusivo do dom divino, afinal, é profissão e por isso requer toda a episteme do trabalho, o que ainda garante o ensino público na educaçãop básica é o imenso amor ao magistério, uma vez que mais vale a pena vender bananas para sobreviver.

Abraços fraternos,

Comuna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário